Marc Lépine (26 de outubro de 1964 - 6 de dezembro de 1989) de Montreal, no Canadá, matou quatorze mulheres e feriu dez mulheres e quatro homens na École Polytechnique, uma escola de engenharia associada à Université de Montréal, no "massacre École Polytechnique", também conhecido como o "Massacre de Montreal".
Lépine nasceu Gamil Rodrigue Liass Gharbi, em Montreal, o filho de uma enfermeira canadense e um empresário argelino. Seu pai era abusivo e desprezava as mulheres. Após seus pais se separaram quando ele tinha sete anos, sua mãe voltou para a enfermagem para sustentar seus filhos. Lépine e sua irmã mais nova, viviam com outras famílias, vendo sua mãe somente nos fins de semana. Lépine foi considerado brilhante, mas tímido e tendo dificuldades com relacionamentos com amigos e familiares. Ele mudou seu nome para Marc Lepine, com a idade de 14, dando como motivo o ódio por seu pai. Lépine tentou entrar para as forças canadenses mas foi rejeitado, e em 1982 começou um programa de ciências em um colégio, e mudou para um programa mais técnico depois de um ano.
Em 1986, ele abandonou o curso e posteriormente foi demitido de seu emprego em um hospital, devido à sua má atitude. Ele começou um curso de programação de computadores em 1988, e novamente abandonou antes da conclusão. Lépine foi duas vezes solicitado a admissão à École Polytechnique, mas não tinha os dois cursos obrigatórios necessários.
Lépine nasceu Gamil Rodrigue Liass Gharbi, em Montreal, o filho de uma enfermeira canadense e um empresário argelino. Seu pai era abusivo e desprezava as mulheres. Após seus pais se separaram quando ele tinha sete anos, sua mãe voltou para a enfermagem para sustentar seus filhos. Lépine e sua irmã mais nova, viviam com outras famílias, vendo sua mãe somente nos fins de semana. Lépine foi considerado brilhante, mas tímido e tendo dificuldades com relacionamentos com amigos e familiares. Ele mudou seu nome para Marc Lepine, com a idade de 14, dando como motivo o ódio por seu pai. Lépine tentou entrar para as forças canadenses mas foi rejeitado, e em 1982 começou um programa de ciências em um colégio, e mudou para um programa mais técnico depois de um ano.
Em 1986, ele abandonou o curso e posteriormente foi demitido de seu emprego em um hospital, devido à sua má atitude. Ele começou um curso de programação de computadores em 1988, e novamente abandonou antes da conclusão. Lépine foi duas vezes solicitado a admissão à École Polytechnique, mas não tinha os dois cursos obrigatórios necessários.
Após vários meses de planejamento, Lépine entrou na École Polytechnique de Montreal, na tarde de 06 de dezembro de 1989. Ele reclamava sobre as mulheres que trabalham em profissões não tradicionais, e depois de separar homens e mulheres em uma sala de aula, ele atirou nas mulheres, alegando que ele estava lutando contra o feminismo. Ele então andou para outras partes do edifício, tendo como alvo as mulheres, antes de se matar. Sua nota de suicídio culpou feministas por arruinar sua vida.
As ações de Lépine, têm sido diversas vezes atribuída a diagnósticos psiquiátricos como transtorno de personalidade, psicose ou transtorno de apego, ou fatores sociais como a pobreza, isolamento, impotência e violência na mídia. O massacre é considerado pelos criminologistas como um exemplo de um crime de ódio contra as mulheres e feministas e membros do governo como um ataque misógino e um exemplo do maior problema da violência contra as mulheres.
As ações de Lépine, têm sido diversas vezes atribuída a diagnósticos psiquiátricos como transtorno de personalidade, psicose ou transtorno de apego, ou fatores sociais como a pobreza, isolamento, impotência e violência na mídia. O massacre é considerado pelos criminologistas como um exemplo de um crime de ódio contra as mulheres e feministas e membros do governo como um ataque misógino e um exemplo do maior problema da violência contra as mulheres.
Infância
Lépine nasceu Gamil Rodrigue Liass Gharbi, em 26 de outubro de 1964, em Montreal, filho do imigrante Argelino Rachid Liass Gharbi e da enfermeira canadense Monique Lépine. Vendedor de fundos mútuos, seu pai estava viajando no Caribe, no momento de nascimento do seu filho. Durante sua ausência, Monique Lépine descobriu evidências de que seu marido estava tendo um caso. Gharbi era um muçulmano não praticante, e Monique Lépine, uma freira católica anterior que havia rejeitado a religião organizada, e deixou o convento.
O seu filho foi batizado como católico quando criança, mas não recebeu educação religiosa na infância; sua mãe descreveu seu filho como "um ateu assumido por toda a sua vida". A filha, Nadia, nasceu em 1967.
Monica Lepine
Instabilidade e violência marcaram a família: Mudaram-se frequentemente, e grande parte da infância de Lépine se passou
Monique Lépine retornou à enfermagem. Posteriormente, ela começou a cursar novos cursos para avançar sua carreira. Durante este tempo os filhos moravam com outras famílias durante a semana, vendo a sua mãe só nos fins de semana. Preocupada com os filhos e as competências parentais, ela procurou ajuda de um psiquiatra no Hospital St. Justine em 1976 , a avaliação concluiu que não havia nada de errado com o tímido e retraído Lépine, mas a terapia foi recomendada para sua irmã Nadia, que estava desafiando a sua autoridade.
Adolescência:
Após o divórcio ser julgado em 1976, os filhos, então com 12 anos e 9, voltaram a viver com sua mãe, que era diretora de enfermagem em um hospital de Montreal. Em1977, a família se mudou para uma casa comprada no subúrbio de Montreal, de Pierrefonds. Lépine cursou o ensino médio e ensino fundamental, onde foi descrito como um estudante quieto que obtivera média acima das médias. Ele desenvolveu uma estreita amizade com outro rapaz, mas ele não se encaixava com os outros alunos. Provocado como um árabe por causa do seu nome, na idade de 14 anos mudou-o legalmente para "Marc Lépine", citando o ódio por seu pai como a razão para tomar o sobrenome de sua mãe. Marc Lépine foi inexpressivo, e demonstrou pouca emoção. Ele sofria de baixa auto-estima, agravado por sua acne crônica. As relações familiares permaneceram difíceis, sua irmã mais nova Nadia, o humilhava publicamente sobre sua acne e falta de namoradas. Ele fantasiava sobre sua morte, e ficou muito feliz quando em 1981 ela foi colocada em uma casa de recuperação por causa de seu comportamento delinquente e uso de drogas. Buscando um bom papel masculino modelo para Lépine, sua mãe conseguiu um novo amigo para ele. Por dois anos, a experiência mostrou-se positiva por Lépine, muitas vezes o tendo como seu melhor amigo. No entanto, em 1979, a amizade cessou abruptamente quando o rapaz foi detido sob suspeita de molestar garotos. Ambos, Lépine e o amigo, negaram que tivesse ocorrido qualquer abuso. Lépine possuía um rifle de ar quando adolescente, que ele usava para atirar em pombos perto de sua casa com seu amigo. Eles também gostavam de concepção e construção de dispositivos eletrônicos.
Ele desenvolveu um interesse pela II Guerra Mundial e uma admiração por Adolf Hitler, e apreciava filmes de ação e terror. Lépine também assumiu uma responsabilidade considerável em casa, incluindo a limpeza e fazendo reparos, enquanto sua mãe trabalhava.
Lépine tentou a sua candidatura às Forças Armadas do Canadá como um oficial cadete em setembro de 1981 na idade de 17, mas foi rejeitado durante o processo de entrevista. Mais tarde ele disse a seu amigo que era por causa de dificuldades de aceitar a autoridade, e em sua carta de suicídio, observou que ele era "anti-social". Uma declaração oficial das forças armadas depois do massacre, afirmou que ele tinha sido "entrevistado, avaliado e determinado a ser inadequado".
Após o divórcio ser julgado em 1976, os filhos, então com 12 anos e 9, voltaram a viver com sua mãe, que era diretora de enfermagem em um hospital de Montreal. Em
Ele desenvolveu um interesse pela II Guerra Mundial e uma admiração por Adolf Hitler, e apreciava filmes de ação e terror. Lépine também assumiu uma responsabilidade considerável em casa, incluindo a limpeza e fazendo reparos, enquanto sua mãe trabalhava.
Lépine tentou a sua candidatura às Forças Armadas do Canadá como um oficial cadete em setembro de 1981 na idade de 17, mas foi rejeitado durante o processo de entrevista. Mais tarde ele disse a seu amigo que era por causa de dificuldades de aceitar a autoridade, e em sua carta de suicídio, observou que ele era "anti-social". Uma declaração oficial das forças armadas depois do massacre, afirmou que ele tinha sido "entrevistado, avaliado e determinado a ser inadequado".
Maioridade:
Em 1982 na idade de 18 anos, a família mudou-se para Saint-Laurent, mais perto do trabalho de sua mãe e da faculdade de Lépine, CEGEP. Ele perdeu contato com seu amigo de escola logo após a mudança. Esse período marcou o início dos sete anos que ele descreveu em sua nota de suicídio como não tendo "trazido a [ele] alegria".
Em agosto de 1982, Lépine entrou no pré-vestibular em ciências puras no CEGEP Saint-Laurent. Ele trabalhava meio período em um hospital local, onde sua mãe era diretora de enfermagem, servindo comida e fazendo o trabalho de custódia. Ele era visto como nervoso, hiperativo, e imaturo por seus colegas. Ele desenvolveu uma atração por uma funcionária, no entanto, ele era tímido demais para agir em seus sentimentos. Depois de um ano na faculdade, ele mudou para o Programa Universidade ciência destinada a tecnologia da eletrônica, um programa de três anos, técnico, mais orientado para o emprego imediato.Seus professores o consideravam um aluno modelo, tranquilo, trabalhador e geralmente ia bem em suas aulas, particularmente aquelas relacionadas à eletrotécnica. Houve uma queda inexplicável na sua nota e em fevereiro de 1986, durante a última temporada do programa, ele de repente e sem explicação, parou de frequentar as aulas.
Em 1982 na idade de 18 anos, a família mudou-se para Saint-Laurent, mais perto do trabalho de sua mãe e da faculdade de Lépine, CEGEP. Ele perdeu contato com seu amigo de escola logo após a mudança. Esse período marcou o início dos sete anos que ele descreveu em sua nota de suicídio como não tendo "trazido a [ele] alegria".
Em agosto de 1982, Lépine entrou no pré-vestibular em ciências puras no CEGEP Saint-Laurent. Ele trabalhava meio período em um hospital local, onde sua mãe era diretora de enfermagem, servindo comida e fazendo o trabalho de custódia. Ele era visto como nervoso, hiperativo, e imaturo por seus colegas. Ele desenvolveu uma atração por uma funcionária, no entanto, ele era tímido demais para agir em seus sentimentos. Depois de um ano na faculdade, ele mudou para o Programa Universidade ciência destinada a tecnologia da eletrônica, um programa de três anos, técnico, mais orientado para o emprego imediato.Seus professores o consideravam um aluno modelo, tranquilo, trabalhador e geralmente ia bem em suas aulas, particularmente aquelas relacionadas à eletrotécnica. Houve uma queda inexplicável na sua nota e em fevereiro de 1986, durante a última temporada do programa, ele de repente e sem explicação, parou de frequentar as aulas.
Ele saiu da casa de sua mãe e foi morar em seu próprio apartamento, e em 1986 ele se candidatou para estudar engenharia na Escola Polytechnique de Montréal. Foi admitido na condição de que ele deveria completar duas disciplinas obrigatórias, incluindo uma
Escola Polytechnique de Montréal
No outono de
O massacre parece ter sido planejado há vários meses se não mais. Em agosto de 1989, Lépine pegou um pedido de certificado de aquisição de armas de fogo, e ele recebeu sua licença, em meados de outubro. Em 21 de novembro de 1989, Lépine comprou uma Ruger Mini-14 rifle semi-automático em uma loja de artigos esportivos. Entre outubro e dezembro de 1989, Lépine foi visto pelo menos sete vezes na École Polytechnique. Quatro dias antes do tiroteio, ele deu a sua mãe um presente, apesar de ter sido várias semanas antes de seu aniversário; ele também levou uma nota e dois sacos de pertences, que ela não descobriu até muito tempo depois do incidente. Lépine tinha sido sempre muito pontual ao pagar o aluguel, mas não o fez em Dezembro de 1989.
Em 6 de dezembro de 1989, Lépine entrou na École (escola) Polytechnique de Montréal. Lá, ele entrou numa sala de aula do segundo andar, onde ele separou os homens e mulheres e, em seguida, ordenou que os homens (cerca de cinquenta) saíssem. Afirmando que ele estava lutando contra o feminismo, ele atirou nas nove mulheres que permaneceram, matando seis e ferindo as demais. Depois disso, Lépine andou atirando por outras áreas do edifício, incluindo o café, corredores e outras salas de aula. Um total de quatorze mulheres (doze estudantes de engenharia, uma estudante de enfermagem e uma funcionária da universidade) foram mortas e quatro homens e dez mulheres feridos antes de Lépine virar a arma contra si mesmo. O evento tem sido descrito como um tipo de "pseudo-comando" homicídio-suicídio, em que o autor tem como alvo um grupo específico, geralmente em um lugar público e pretendendo morrer "em um momento de glória".
Mãe de Lepine dando entrevista em 2008
Em 6 de dezembro de 1989, Lépine entrou na École (escola) Polytechnique de Montréal. Lá, ele entrou numa sala de aula do segundo andar, onde ele separou os homens e mulheres e, em seguida, ordenou que os homens (cerca de cinquenta) saíssem. Afirmando que ele estava lutando contra o feminismo, ele atirou nas nove mulheres que permaneceram, matando seis e ferindo as demais. Depois disso, Lépine andou atirando por outras áreas do edifício, incluindo o café, corredores e outras salas de aula. Um total de quatorze mulheres (doze estudantes de engenharia, uma estudante de enfermagem e uma funcionária da universidade) foram mortas e quatro homens e dez mulheres feridos antes de Lépine virar a arma contra si mesmo. O evento tem sido descrito como um tipo de "pseudo-comando" homicídio-suicídio, em que o autor tem como alvo um grupo específico, geralmente em um lugar público e pretendendo morrer "em um momento de glória".
Uma carta de três páginas foi encontrada no bolso de sua jaqueta. A carta foi divulgada em novembro de 1990 a Francine Pelletier, e publicada no jornal La Presse. Em sua carta de suicídio, Lépine alegou motivos políticos, culpando as feministas por arruinar sua vida. Ele se considerava racional e expressou admiração por Denis Lortie, que tinha montado um ataque à Assembleia Nacional do Quebeque, em 1984, por razões políticas, matando três funcionários do governo de Quebec. A carta também continha uma lista de dezenove mulheres de Quebec a quem Lépine aparentemente desejava matar por causa de seu feminismo. Outra carta, escrita a um amigo, que continha a explicação para o massacre estava indicando pistas deixadas no apartamento de Lépine. A procura levou apenas a uma mala de jogos de computador e hardware.
Marc Lépine foi enterrado no cemitério Notre-Dame-des-Neiges, em Montreal, a poucos quarteirões de onde ele cometeu o massacre.
Marc Lépine foi enterrado no cemitério Notre-Dame-des-Neiges, em Montreal, a poucos quarteirões de onde ele cometeu o massacre.
Mulheres assassinadas
Memorial da placa ao lado da École Polytechnique.
Memorial da placa ao lado da École Polytechnique.
Geneviève Bergeron (nascida em 1968), estudante de engenharia civil.
Hélène Colgan (nascida em 1966), estudante de engenharia mecânica.
Nathalie Croteau (nascida em 1966), estudante de engenharia mecânica.
Barbara Daigneault (nascida em 1967) estudante de engenharia mecânica.
Anne-Marie Edward (nascida em 1968), estudante de engenharia química.
Maud Haviernick (nascida em 1960), estudante de engenharia de materiais.
Maryse Laganière (nascida em 1964), secretária do departamento de orçamento da École Polytechnique de finanças.
Maryse Leclair (nascida em 1966), estudante de engenharia de materiais.
Anne-Marie Lemay (1967), estudante de engenharia mecânica.
Sonia Pelletier (nascida em 1961), estudante de engenharia mecânica.
Michèle Richard (nascida em 1968), estudante de engenharia de materiais.
Annie St-Arneault (nascida em 1966), estudante de engenharia mecânica.
Annie Turcotte (nascida em 1969), estudante de engenharia de materiais.
Barbara Klucznik-Widajewicz (nascida em 1958), estudante de enfermagem.
Fundamentação:
A psiquiatra da polícia, que entrevistou a família Lépine e comitiva, e que tiveram acesso às suas cartas, sugeriu que ele pode ter tido um transtorno de personalidade grave, como ele escolheu o homicídio múltiplo e de uma estratégia de suicídio (matando a si mesmo depois de matar outros), que é uma característica desse transtorno. O psiquiatra observou "extrema vulnerabilidade narcísica", como mostrado por fantasias de poder e sucesso combinados com altos níveis de auto-crítica e dificuldades em lidar com a rejeição e o fracasso. Sentimentos de impotência e incompetência foram compensadas por uma vida violenta. Outros psiquiatras sugeriram que Lépine era psicótico, tendo perdido contato com a realidade, enquanto tentava apagar as memórias de um pai (ausente) brutal, enquanto ao mesmo tempo, inconscientemente, identificando-se com uma masculinidade violenta que domina as mulheres. Outras teorias foram que as experiências de abuso quando criança tinham causado danos cerebrais ou o levado a se sentir vítima porque enfrentou perdas e rejeições em sua vida mais tarde. Especularam que Lépine pode ter sofrido de transtorno de apego, devido ao abuso e a sensação de abandono que tinha experimentado em sua infância também por parte da mãe. Ela (a mãe) também questionou se Lépine a via como uma feminista, e que o massacre poderia ter sido uma tentativa inconsciente de se vingar por sua negligência enquanto prosseguia a sua carreira e, por insultos de sua irmã. Outros tomam uma atitude menos individualista. Muitas feministas e autoridades governamentais vêem como um exemplo de misógino (que ou quem tem aversão às mulheres), violência cometida contra as mulheres.
Criminologistas consideram o massacre como um exemplo de um crime de ódio ou preconceito contra as mulheres. Alguns Ativistas dos direitos dos homens procuram reabilitar Lépine como herói da causa anti-feminista. Outros questionam se as ações de Lépine, foram o resultado de mudanças sociais que o levaram a um aumento da pobreza, impotência, isolamento individual ou o aumento da violência na mídia e na sociedade.
A psiquiatra da polícia, que entrevistou a família Lépine e comitiva, e que tiveram acesso às suas cartas, sugeriu que ele pode ter tido um transtorno de personalidade grave, como ele escolheu o homicídio múltiplo e de uma estratégia de suicídio (matando a si mesmo depois de matar outros), que é uma característica desse transtorno. O psiquiatra observou "extrema vulnerabilidade narcísica", como mostrado por fantasias de poder e sucesso combinados com altos níveis de auto-crítica e dificuldades em lidar com a rejeição e o fracasso. Sentimentos de impotência e incompetência foram compensadas por uma vida violenta. Outros psiquiatras sugeriram que Lépine era psicótico, tendo perdido contato com a realidade, enquanto tentava apagar as memórias de um pai (ausente) brutal, enquanto ao mesmo tempo, inconscientemente, identificando-se com uma masculinidade violenta que domina as mulheres. Outras teorias foram que as experiências de abuso quando criança tinham causado danos cerebrais ou o levado a se sentir vítima porque enfrentou perdas e rejeições em sua vida mais tarde. Especularam que Lépine pode ter sofrido de transtorno de apego, devido ao abuso e a sensação de abandono que tinha experimentado em sua infância também por parte da mãe. Ela (a mãe) também questionou se Lépine a via como uma feminista, e que o massacre poderia ter sido uma tentativa inconsciente de se vingar por sua negligência enquanto prosseguia a sua carreira e, por insultos de sua irmã. Outros tomam uma atitude menos individualista. Muitas feministas e autoridades governamentais vêem como um exemplo de misógino (que ou quem tem aversão às mulheres), violência cometida contra as mulheres.
Criminologistas consideram o massacre como um exemplo de um crime de ódio ou preconceito contra as mulheres. Alguns Ativistas dos direitos dos homens procuram reabilitar Lépine como herói da causa anti-feminista. Outros questionam se as ações de Lépine, foram o resultado de mudanças sociais que o levaram a um aumento da pobreza, impotência, isolamento individual ou o aumento da violência na mídia e na sociedade.
Declaração de suicídio de Lépine:
O texto seguinte é uma tradução da carta de suicídio escrita por Lépine no dia do tiroteio.
O texto seguinte é uma tradução da carta de suicídio escrita por Lépine no dia do tiroteio.
A carta original foi escrita em francês.
Pode conter alguns erros (me desculpem, não sou tão boa no francês quanto no inglês, precisei usar o Google tradutor) mas é mais ou menos isso:
"Você nota que, se eu cometer suicídio hoje 06-12-89 não é por razões econômicas, eu esperei até que fossem esgotadas todas as minhas possibilidades financeiras, até mesmo recusando empregos, mas por razões políticas. Porque eu decidi matar as feministas, que sempre arruinaram minha vida. Durante sete anos de vida não tenho nenhuma alegria e sou totalmente blasé, eu decidi pôr um fim aos viragos (Mulher que tem estatura, voz e maneiras de homem...). Eu tentei na minha juventude entrar na Força como cadete, que teria permitido que eu, possivelmente entrasse no arsenal e participasse de um ataque em Lortie. Recusaram-me porque sou anti-social. Por isso, tive que esperar até esse dia para executar meus planos. Nesse meio tempo, continuei meus estudos de forma aleatória mas eles nunca me interessaram muito, sabendo de antemão o meu destino. O que não me impediu de obter notas muito boas, apesar da minha teoria da não me entregar ao trabalho e da falta de estudar antes dos exames. Mesmo se o epíteto de louco assassino serão atribuídas a mim pela mídia, eu me considero um ser racional erudita que só a chegada do Grim Reaper foi forçado a tomar atos extremos. Pois, por que perseverar até existir, se é só para agradar o governo. Sendo bastante retrógrada por natureza "exceto para a ciência", as feministas sempre me enfureceram. Elas querem manter as vantagens das mulheres "por exemplo, um seguro mais barato, prorrogou a licença de maternidade precedido por uma licença preventiva, etc", enquanto a apreensão por si mesmas que os dos homens. Assim, é uma verdade evidente que, se os Jogos Olímpicos eliminaram a distinção homens-mulheres, não haveria mulheres só graciosas nos eventos. Assim, as feministas não estão lutando para remover essa barreira. Elas são tão oportunistas, elas [não] deixam de lucrar com o conhecimento acumulado pelos homens através dos tempos. Elas sempre tentam apresentá-las cada vez que podem. Assim, no outro dia, eu ouvi que elas estavam honrando a homens e mulheres canadenses que lutaram na linha de frente durante as guerras mundiais. Como você pode explicar [desde que], as mulheres não eram autorizadas a ir para a linha de frente?? Será que vamos ouvir falar de mulheres legiões de César e feminino galeotes que, claro, teve 50% dos postos de história, embora nunca tivessem existido. Um verdadeiro casus belli. Desculpem-me por esta carta muito breve. Marc Lépine"
Pode conter alguns erros (me desculpem, não sou tão boa no francês quanto no inglês, precisei usar o Google tradutor) mas é mais ou menos isso:
"Você nota que, se eu cometer suicídio hoje 06-12-89 não é por razões econômicas, eu esperei até que fossem esgotadas todas as minhas possibilidades financeiras, até mesmo recusando empregos, mas por razões políticas. Porque eu decidi matar as feministas, que sempre arruinaram minha vida. Durante sete anos de vida não tenho nenhuma alegria e sou totalmente blasé, eu decidi pôr um fim aos viragos (Mulher que tem estatura, voz e maneiras de homem...). Eu tentei na minha juventude entrar na Força como cadete, que teria permitido que eu, possivelmente entrasse no arsenal e participasse de um ataque em Lortie. Recusaram-me porque sou anti-social. Por isso, tive que esperar até esse dia para executar meus planos. Nesse meio tempo, continuei meus estudos de forma aleatória mas eles nunca me interessaram muito, sabendo de antemão o meu destino. O que não me impediu de obter notas muito boas, apesar da minha teoria da não me entregar ao trabalho e da falta de estudar antes dos exames. Mesmo se o epíteto de louco assassino serão atribuídas a mim pela mídia, eu me considero um ser racional erudita que só a chegada do Grim Reaper foi forçado a tomar atos extremos. Pois, por que perseverar até existir, se é só para agradar o governo. Sendo bastante retrógrada por natureza "exceto para a ciência", as feministas sempre me enfureceram. Elas querem manter as vantagens das mulheres "por exemplo, um seguro mais barato, prorrogou a licença de maternidade precedido por uma licença preventiva, etc", enquanto a apreensão por si mesmas que os dos homens. Assim, é uma verdade evidente que, se os Jogos Olímpicos eliminaram a distinção homens-mulheres, não haveria mulheres só graciosas nos eventos. Assim, as feministas não estão lutando para remover essa barreira. Elas são tão oportunistas, elas [não] deixam de lucrar com o conhecimento acumulado pelos homens através dos tempos. Elas sempre tentam apresentá-las cada vez que podem. Assim, no outro dia, eu ouvi que elas estavam honrando a homens e mulheres canadenses que lutaram na linha de frente durante as guerras mundiais. Como você pode explicar [desde que], as mulheres não eram autorizadas a ir para a linha de frente?? Será que vamos ouvir falar de mulheres legiões de César e feminino galeotes que, claro, teve 50% dos postos de história, embora nunca tivessem existido. Um verdadeiro casus belli. Desculpem-me por esta carta muito breve. Marc Lépine"
A carta é seguida pela lista de nomes de dezenove mulheres, com uma nota no rodapé:
"Quase morreram hoje. A falta de tempo (porque eu comecei tarde demais) permitiu a essas feministas radicais a sobreviver.
Alea Jacta Est ".
Memorial:
Os canadenses marcaram o dia da matança como um Dia Nacional de Lembrança e Ação sobre a Violência Contra a Mulher. Este é promovido pela Campanha Rose, uma campanha de mobilização nacional pelo fim da violência contra mulheres e meninas.
Em 2008, Monique Lépine mãe publicou, um livro de memórias de sua própria viagem através do sofrimento e dor do incidente. Ela permaneceu em silêncio até 2006, quando ela decidiu falar pela primeira vez na sequência de tiroteio que aconteceu neste ano na faculdade Dawson.
A vida e a morte de Lépine foi dramatizado por Adam Kelly em sua peça The Anorak .
O tiroteio foi dramatizado por Denis Villeneuve em 2009 no filme Polytechnique. O Ator Maxim Gaudette ganhou um Genie Award de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação de Lépine. Os canadenses marcaram o dia da matança como um Dia Nacional de Lembrança e Ação sobre a Violência Contra a Mulher. Este é promovido pela Campanha Rose, uma campanha de mobilização nacional pelo fim da violência contra mulheres e meninas.
Em 2008, Monique Lépine mãe publicou, um livro de memórias de sua própria viagem através do sofrimento e dor do incidente. Ela permaneceu em silêncio até 2006, quando ela decidiu falar pela primeira vez na sequência de tiroteio que aconteceu neste ano na faculdade Dawson.
A vida e a morte de Lépine foi dramatizado por Adam Kelly em sua peça The Anorak .
3 comentários:
interessante o caso, só uma dúvida, anne. o nome dele era em árabe?, mas vc. não cita, somente marc lépine? eu procurei e não achei o nome dele antes de mudar para marc?
Olá Vicente, sim o nome Gamil tem origem árabe. Rodrigue é germânico, Liass eu não sei e Gharbi também é árabe.
Cordel do Laço Branco
Autor: Tião Simpatia
I
Colocar o Laço Branco
É mais que uma atitude
É um ato de consciência
Do homem que tem virtude
E a paz sempre procura
Pois não se muda a cultura
Sem que a cabeça mude.
II
Brasil, historicamente
É um país patriarcal
Não diferente de outros
No contexto mundial
Só pra exemplificar
Nesse cordel vou contar
O que houve em Montreal.
III
O fato que vou narrar
Ainda hoje comove
Pessoas no mundo todo
É algo que nos envolve
Pelo que li e me lembro
Deu-se em seis de dezembro
Do ano de oitenta e nove.
IV
Na Escola Politécnica
Da cidade referida
Capital do Canadá
Revelou-se um homicida
Num ato frio e covarde
Entrou sem fazer alarde
E disparou em seguida.
V
O seu alvo era as mulheres
Do curso de engenharia
Suas colegas de classe
Contra as quais dispararia
A chacina concluída
14 perderam a vida
Naquele sangrento dia.
VI
Após o ato covarde
Ele se suicidou
O motivo da barbárie
Numa carta ele deixou
Pois não admitiria
Mulher cursar engenharia
E por isso as matou.
VII
Um curso tradicional
Pelos homens dominado
Fez com que Marc Lepine
Se sentisse incomodado
Com a presença feminina
Em sua mente assassina
Já tinha um plano traçado.
VIII
Mandou que saíssem os homens
Quarenta e oito, o total
E começou atirar
Com sua fúria brutal
Sem dar defesa nenhuma
Executou uma a uma
E a si próprio no final.
IX
O crime mobilizou
A toda sociedade
Gerando vários debates
Sobre a tal desigualdade
Entre homens e mulheres
Surgiam os caracteres
Da palavra "Equidade".
X
A Equidade de Gênero
Que hoje é tão discutida
Ganhou força nos debates
Passou a ser conhecida
No Canadá e no mundo
Após o golpe profundo
Dado por esse homicida.
XI
Em repúdio ao ato extremo
Os homens se organizaram
E como símbolo de luta
O Laço Branco criaram
Para relembrar a data,
Não pelo psicopata,
Mas, as vítimas que tombaram.
XII
Lançaram assim, a primeira
Campanha do Laço Branco
(White Ribbom Campaign)
Em inglês, pra ser mais franco.
Pra barrar a violência
Que desce com truculência
Como pedra em barranco.
XIII
No Continente Asiático
Logo fizeram adesão:
A Índia e o Vietnã
Seguido pelo Japão
A terra do sol nascente
Diante do incidente
À barbárie, disse não.
XIV
O Continente Europeu
Também adere à campanha:
Noruega, Dinamarca
Suécia, Bélgica e Espanha
Inglaterra e Portugal
Também dão exemplo igual
A Finlândia e Alemanha.
XV
No Continente Africano
A luta ganhou espaço
Marrocos, Quênia, Namíbia
Cada um deixou seu traço
Diálogo é o melhor remédio
E até no Oriente Médio,
Israel usou o Laço!
XVI
A Austrália aderiu.
E nos Estados Unidos
Milhares de Laços Brancos
Foram então distribuídos
Em praças e residências
Trocando as experiências
Com os países envolvidos.
XVII
No Brasil, o Laço Branco
Chegou oficialmente
Somente em 2001
Também não foi diferente
Dos países já citados
Muitos foram os resultados
Tidos até o presente.
XIII
Só um fato importante,
Agora para encerrar:
No Brasil, nossas mulheres
Também não podiam cursar
O Nível Superior
Sub a Lei e seu rigor
Resguardavam-se ao lar.
XIX
Em 1827
As primeiras Faculdades
De Direito do Brasil
Não davam oportunidades
Pra mulher cursar Direito
Era grande o preconceito
Gerando as desigualdades
XX
Somente em Setenta e Nove
Daquele Século corrente
As mulheres brasileiras
Podem cursar finalmente
O Nível Superior
Eis que a palavra Doutor
Ganha um (a) a mais na frente!
XXI
Que não se repitam mais
As barbáries de outrora
Como houve em Montreal,
Nova Iorque, que implora
O perdão por suas filhas
Carbonizadas nas trilhas
Do progresso que explora.
XXII
Usemos o Laço Branco,
Homens de boa vontade!
Esse gesto é simbólico
Mas mostra a sociedade
Que uma cultura de paz
Unidos a gente faz
Com respeito igualdade.
Enviar um comentário