James Warren - JIM JONES - "Templo do povo"


James Warren "Jim" Jones


(13 de maio de 1931 - 18 de novembro de 1978) foi o fundador e líder do Templo do Povo, que é mais conhecido pelo dia 18 de novembro de 1978, pela morte de mais de 900 membros do Templo em Jonestown, Guiana, juntamente com a morte de outras nove pessoas em uma pista de pouso nas proximidades e em Georgetown, Guiana.

Jim Jones quando criança.

Jones nasceu em Indiana e começou o templo na década de 1950. Jones e o Templo depois se mudaram para a Califórnia, e ambos ganharam notoriedade com a mudança da sede do Templo de São Francisco, em meados de 1970.



A única grande perda de vidas de civis americanos em uma não-catástrofe natural até os eventos de 11 de setembro de 2001, a tragédia na Guiana também está entre os maiores suicídios em massa da história. Um dos que morreram na pista nas proximidades foi Leo Ryan, que se tornou o único congressista assassinado no cumprimento do dever na história dos Estados Unidos, foi assassinado pelos membros do Templo do povo.

Leo Ryan


Início da vida



Jim Jones nasceu em Creta, Indiana, uma comunidade rural não registada no Condado de Randolph perto da fronteira com Ohio, filho de James Thurman Jones (31 de maio de 1887 - 29 de maio, 1951), um veterano da Primeira Guerra Mundial, e Putnam Lynetta (16 de abril de 1902 - 11 de dezembro de 1977). Ele era de ascendência irlandesa e inglesa do lado do seu pai, e de descendência Galês do lado de sua mãe. Jones, mais tarde, reivindicaria ascendência Cherokee parcial, através de sua mãe, embora esta tenha sido provavelmente falsa de acordo com seu primo materno.

As dificuldades econômicas durante a Grande Depressão exigiu que a família de Jones se mudasse para Lynn nas proximidades de Indiana, em 1934. Um amigo de infância de Jim Jones, alegou que o pai de Jones foi associado com a Ku Klux Klan.



Em entrevistas para o documentário de 2007 Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple, conhecidos de infância recordaram Jones como sendo um rapaz "muito estranho" que era "obcecado com a religião ... obcecado com a morte", e afirmou que ele frequentemente realizava funerais para pequenos animais, e que fatalmente teria esfaqueado um gato quando uma criança.




Jones era um leitor voraz quando criança e estudou Joseph Stalin, Karl Marx, Mahatma Gandhi e "Adolf Hitler" (TUDO A VER um com o outro, ...não, pera...) com cuidado, observando cada um dos seus pontos fortes e fracos. Após os pais dele se separarem, ele se mudou com sua mãe para Richmond , Indiana. Jones se formou em Richmond High School cedo e com honras em dezembro de 1948.

Jones casou com a enfermeira Marceline Baldwin em 1949, e mudou-se para Bloomington, Indiana. Jones foi para a Universidade de Chicago, Indiana, onde viu um discurso dado por Eleanor Roosevelt sobre a situação dos afro-americanos que o impressionou. As declarações de simpatia de Jones sobre o comunismo ofendiam a avó de Marceline. Em 1951, Jones se mudou para Indiana, onde frequentou a escola de noite na Universidade de Butler, ganhando um diploma do ensino secundário em 1961.

Marceline Baldwin

Construção do Templo

Início em Indiana

Em 1951, Jones tornou-se membro do Partido Comunista dos E.U.A., e começou a participar nas reuniões e comícios em Indiana. Jones ficou perturbado com o assédio que recebeu durante as audiências McCarthy , nomeadamente em matéria de reuniões entre Jones e sua mãe, com Paul Robeson. Ele também tornou-se frustrado com o que ele percebeu ser ostracismo dos comunistas aberto nos Estados Unidos, especialmente durante o julgamento de Julius e Ethel Rosenberg. Essa frustração, entre outras coisas, provocou um momento seminal para Jones em que ele se perguntou "como eu posso demonstrar o meu marxismo? O pensamento foi se infiltrar na igreja.

O Interesse de Jones em religião começou durante sua infância, principalmente porque ele achava difícil fazer amigos, embora inicialmente ele não tivesse hesito em sua escolha de Igreja. Jones foi surpreendido quando um superintendente Metodista o ajudou a começar uma igreja, embora ele soubesse sobre Jones ser um comunista e Jones não conhecê-lo através do Partido Comunista Americano. Em 1952, Jones se tornou um pastor aluno na Sommerset Southside Igreja Metodista, mas deixou a igreja porque os seus líderes o impediram de integrar os negros em sua congregação.

Nessa época, Jones assistiu a uma cura por fé de serviço no Sétimo Dia da Igreja Batista. Ele observou que atraiu pessoas e DINHEIRO (será que ele não deu umas aulinhas pro Edir?) e concluiu que, com recursos financeiros provenientes de tais curas, ele poderia ajudar a realizar o seu objetivos sociais.

Jones começou então a sua própria igreja, que mudou de nome até se tornar O Templo do Povo da Igreja Cristã do Evangelho Pleno. Jones vendia macacos para levantar fundos para sua igreja.




Jones afastou-se do Partido Comunista Americano e maoístas, quando os membros ACP e Mao Zedong tornaram-se críticos de algumas das políticas do ex-líder soviético Joseph Stalin.

Integracionista:

Em 1960, O Democrático Mayor Charles Boswell de Indianópolis designou Jones como diretor da Comissão de Direitos Humanos. (Qualquer semelhança com Marcos Feliciano é mera coincidência, ou não né rs) 





Boswell ignorou o conselho de manter um perfil baixo, encontrou novos mercados para os pontos de vista de Jones na rádio local e programas de televisão. Quando o prefeito e outros comissários pediram a Jones para limitar suas ações públicas, Jones resistiu e foi barbaramente aclamado em uma reunião da NAACP e Urban League, quando ele gritou para a platéia a ser mais militante, e culminou com "Deixe ir o meu povo!".



Durante este tempo, Jones também ajudou a integrar igrejas, restaurantes, a empresas telefônicas, a polícia, um teatro, um parque de diversões, e o Hospital Metodista. Depois que suásticas foram pintadas nas casas das duas famílias afro-americanas, Jones, pessoalmente, caminhou no bairro reconfortando os Afro-americanos e aconselhou as famílias brancas a não se moverem, a fim de prevenir a fuga dos criminosos que fizeram isso. Quando Jones foi colocado acidentalmente na ala negra de um hospital, após um colapso em 1961, ele se recusou a ser transferido e começou a fazer as camas, e comer das panelas, de pacientes negros. As pressões políticas resultantes das ações de Jones causaram a funcionários do hospital a desagregar as enfermarias.

Jones recebeu críticas consideráveis em Indiana para seu ponto de vista de integração. A suástica foi colocada no templo, uma banana de dinamite foi deixada em uma pilha de carvão do Templo e um gato morto foi atirado na casa de Jones, após um telefonema ameaçador. Outros incidentes ocorreram, apesar de alguns suspeitarem que o próprio Jones pode ter sido envolvido em pelo menos alguns deles.

Parecia ser um homem tão bom né? ENTÃO...


"Jones 'Rainbow Family" - Familia Arco-Íris


O Folheto do Templo dos Povo, retratando o líder Jim Jones como o pai da "Rainbow Family".
Jim Jones e Marceline aprovaram várias crianças de, pelo menos parcial ascendência não-branca, ele se refere ao clã de sua família arco-íris, na declaração: "A integração é uma coisa mais pessoal comigo agora. É uma questão do meu futuro e dos meu filhos. " Isto foi exposto com o retrato de Jones no Templo global com a família arco-íris".

Marceline.


O casal adotou três crianças de ascendência coreana-americana: Lew, Suzanne e Stephanie. Jones tinha encorajado membros do Templo para adotar órfãos da guerra que devastaram a Coréia. Jones tinha sido há muito tempo crítico dos Estados Unidos de "oposição ao líder comunista Kim Il-Sung de 1950, a invasão da Coréia do Sul, chamando-a de guerra de libertação e afirmando que o sul é um exemplo vivo de todo o socialismo que, no norte tem superado." Em 1954, ele e sua esposa também adotaram Agnes, que era parcialmente descendente de nativos americanos. Agnes tinha 11 anos na época de sua adoção. Suzanne foi adotada com seis anos de idade em 1959. Em junho de 1959, o casal teve seu único filho biológico, Stephan Gandhi Jones.

Dois anos depois, em 1961, os Jones e sua esposa se tornaram o primeiro casal branco em Indiana a adotar uma criança negra, James Warren Jones, Jr. Marceline já foi cuspida enquanto ela carregava Jim Jr. no colo.
O casal também adotou outro filho, que era branco, chamado Tim. Tim Jones, cuja mãe biológica era um membro do Templo do Povo, era originalmente chamado de Timothy Glen Tupper.



Belo Horizonte

Rio de Janeiro - Brasil

Após um discurso de 1961 sobre o apocalipse nuclear, em janeiro 1962 um artigo da revista Esquire anunciou Belo Horizonte, Brasil, como um local seguro em uma guerra nuclear, Jones viajou com sua família para a cidade brasileira com a ideia da criação de um Local para o novo Templo.


Em seu caminho para o Brasil, Jones fez sua primeira viagem na Guiana. Depois de chegar em Belo Horizonte, os Jones alugaram uma casa de três quartos modestos. Jones estudou a economia local e a receptividade das minorias raciais para sua mensagem, embora a língua tivesse sido uma barreira. Jones teve o cuidado de não retratar a si mesmo como um comunista em território estrangeiro, e falava de um estilo de vida apostólica, em vez de condomínio de Castro ou Marx.
Após tornar-se frustrados com a falta de recursos na região, em meados de 1963, os Jones se mudaram para o Rio de Janeiro. Lá, eles trabalharam com os pobres nas favelas do Rio de Janeiro. Jones também explorou a religião brasileira local.


Jones era atormentado pela culpa por deixar para trás a luta pelos direitos civis em Indiana e possivelmente perder o que tinha lutado para construir lá. Quando os pregadores contataram Jones de Indiana, disseram que o Templo estava prestes a entrar em colapso sem ele, Jones voltou.



Após o retorno de Jones em Indiana do Brasil, em 1965, Jones afirmou que o mundo seria envolvido em uma guerra nuclear em 15 de julho de 1967, que iria então criar um novo Éden socialista na terra, e que o Templo devia se mover para o norte da Califórnia por segurança. Assim, o templo começou a mover-se para Redwood Valley, Califórnia.


Enquanto Jones sempre falou das virtudes do evangelho social, antes da década de 1960, ele optou por esconder que seu evangelho era realmente o comunismo. Ao final dos anos 1960, Jones começou pelo menos parcialmente, revelando abertamente no Templo seus sermões Apostólicos do conceito "socialismo" . Especificamente, "aqueles que permaneceram drogados com o ópio da religião tinham que ser trazidos para a iluminação - o socialismo." Jones, muitas vezes misturava esses conceitos, como a pregação de que "Se você nasce na América capitalista, racista, fascista, então você é nascido em pecado. Mas se você é nascido no socialismo, você não é nascido em pecado."



Até o início dos anos 1970, Jones começou a ridicularizar o cristianismo tradicional como "religião (AVOADA) Fly Away", rejeitando a Bíblia como sendo a justificação dos homens brancos 'para mulheres subordinadas e subjugar as pessoas de cor e informando que ele falou de um "deus do céu", que não era Deus. Jones autor de um folheto intitulado "A letra mata", criticando a Bíblia. Jones também começou a pregar que ele era a reencarnação de Jesus de Nazaré, Mahatma Gandhi, Buda, Vladimir Lenin, e o Pai Divino. No documentário Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple, o ex-membro do Templo Hue Fortson, citou Jones Jr como dizendo, "O que você precisa para acreditar é o que você pode ver ... Se você me ver como seu amigo, eu serei seu amigo. Se você me vê como seu pai, eu serei seu pai, para aqueles de vocês que não têm um pai ... Se você me ver como seu salvador, serei seu salvador. Se você me ver como seu Deus, eu serei o seu Deus".

Na primavera de 1976, Jones começou admitindo abertamente até mesmo a pessoas de fora que ele era um ateu. Apesar do medo de perder o Templo que o IRS estava investigando a sua isenção de impostos religioso, em 1977, Marceline Jones admitiu ao New York Times que, já com a idade de 18 anos, quando viu seu então ídolo, Mao Zedong, derrubar o governo chinês, Jim Jones percebeu que o caminho para alcançar a mudança social através do marxismo nos Estados Unidos foi de mobilizar as pessoas através da religião. Ela afirmou que "Jim usava a religião para tentar conseguir tirar algumas pessoas para fora do ópio da religião", e que bateu com a Bíblia na mesa gritando "eu tenho de destruir o ídolo de papel! " Em um sermão, Jones disse que, "Você vai ajudar a si mesmo, ou você não vai ter nenhuma ajuda! Há apenas uma esperança da glória; que está dentro de você! Ninguém vai sair do céu! Não existe um céu lá em cima! Nós vamos ter que fazer o céu aqui em baixo! "

Mudança para San Francisco

O movimento da sede do Povo do Templo de São Francisco, em 1975, revigorou a carreira política de Jones. Após o Templo ter servido um papel importante na vitória eleitoral do prefeito George Moscone, em 1975, Moscone designou Jones como o presidente do San Francisco Housing Authority Comition.

Diferente da maioria das outras figuras consideradas como líderes de culto, Jones foi capaz de ganhar o apoio do público e do contato com proeminentes políticos locais e nacionais dos Estados Unidos. Por exemplo, Jones e Moscone reuniram-se reservadamente com o vice candidato presidencial, Walter Mondale, em seu avião de campanha, dias antes da eleição de 1976, e Mondale elogiou publicamente o Templo. A primeira Dama Rosalynn Carter também se encontrou pessoalmente com Jones em múltiplas ocasiões, correspondeu com ele sobre Cuba, e falou com ele na inauguração do São Francisco, sede do Partido Democrata, onde Jones ganhou aplausos mais altos do que a Sra.Carter.

Em setembro de 1976, Willie Brown, atuou como mestre de cerimônias em um jantar grande e ouviu o testemunho de Jones com a presença de governador Jerry Brown do vice-governador Mervyn Dymally e outras figuras políticas. Nesse jantar, enquanto apresentava Jones, Willie Brown afirmou: "Deixe-me apresentar-lhes o que você deve ver todos os dias quando você olha no espelho, nas primeiras horas da manhã ... Deixe-me apresentar-lhe uma combinação de Martin Luther King, Angela Davis, Albert Einstein ... Presidente Mao. Harvey Milk, que falou em comícios políticos no Templo, e escreveu a Jones, depois de uma visita ao templo: "Rev Jim, pode demorar-me muitos dias antes de voltar para baixo do alto que eu me encontro hoje. Achei algo caro hoje. Eu encontrei uma sensação do que é que torna-se para todas as horas e energia colocada em uma luta. Achei que você queria me encontrar. Vou estar de volta. Porque eu nunca poderei sair."

Em seu apartamento no Templo de San Francisco , Jones regularmente hospedava figuras políticas radicais como Angela Davis para as discussões. Ele falou com o amigo e San Francisco Sun-editor Reporter Dr. Carlton Goodlett sobre remorso por não ser capaz de viajar para os países socialistas como a China e a União Soviética, especulando que ele poderia ser Dairyman Chefe da União Soviética. Após suas críticas causou tensões com a Nação do Islã, Jones falou durante um comício sobre curar o abismo entre os dois grupos no centro de Convenções de Los Angeles com a presença de muitos dos mais próximos conhecidos políticos de Jones.

Enquanto a mídia forjou alianças de Jones com chave de colunistas e outros no San Francisco Chronicle e outros meios de comunicação, a passagem para San Francisco também chamou a atenção da mídia. Após o repórter Marshall Kilduff encontrar resistência à publicação de uma exposição, ele trouxe sua história a New West Magazine. No verão de 1977, Jones e várias centenas de membros do Templo foram transferidos para o Templo do "Projecto Agrícola" na Guiana depois que soube do conteúdo do artigo de Kilduff a ser publicado na qual ex-membros do Templo alegaram que eram fisicamente, sexualmente e emocionalmente abusadas. Jones chamava de Jonestown, após o estabelecimento próprio.

Jonestown formação e funcionamento:

Jones tinha primeiro iniciado a construção de Jonestown em 1974, como um meio para criar tanto um "paraíso socialista" quanto um "santuário" do escrutínio, que começou em 1972. Em relação à meta anterior, Jones pretendia estabelecer Jonestown como uma benevolente comunidade modelo comunista, afirmando: "Eu creio que os mais puros comunistas estão lá." A este respeito, como as políticas de emigração restritivas da então União Soviética, Cuba, Coréia do Norte e de outras repúblicas comunistas, Jones não permitia que os membros deixassem Jonestown.

A estudiosa religiosa Mary McCormick Maaga, argumenta que a autoridade de Jones diminuiu depois que ele se mudou para o município isolado, porque ele não era necessário para o recrutamento e ele não conseguia esconder o seu vício em drogas aos membros. A despeito das alegações antes da partida de Jones para Jonestown, o líder ainda era respeitado por alguns para a criação de uma igreja racialmente mista, que ajudou os menos favorecidos; 68 por cento dos moradores de Jonestown eram negros.

Jim Jones alegou que ele era o pai biológico de John Victor Stoen, O Templo repetidamente alegou que Jones era pai da criança quando, em 1971, um membro do Templo, Tim Stoen pediu que Jones tivesse relações sexuais com Grace Stoen para impedi-la de desertar. Depois que Grace Stoen desertou em 1976 e começou um processo de divórcio contra Tim Stoen em 1977, na esperança de evitar potencialmente uma disputa de custódia com Grace, Jim Jones ordenou que levassem John para a Guiana, em fevereiro de 1977.

John Victon Stoen


Após o suposto pai Tim Stoen desertar do Templo em junho de 1977, o templo manteve John Stoen em Jonestown. A disputa pela guarda de John Stoen iria se tornar um elemento central de diversas batalhas entre o Templo e os parentes interessados.

Jim Jones também teve, Jim Jon (Kimo)e Louise Moore com Carolyn Layton, uma membro do Templo.
 
Pressão e diminuição de apoio político:

Enquanto a maioria dos aliados políticos de Jones romperam relações após a saída de Jones, alguns não. Como uma demonstração de apoio, Willie Brown pronunciou-se contra os inimigos em um comício no Templo do Povo, também com a participação de Harvey Milk e Agnos Art. O escritório de Moscone pouco depois emitiu um comunicado dizendo que Jones não tinha quebrado nenhuma lei.

No outono de 1977, Tim Stoen e outros parentes em Jonestown formaram um "grupo Concerned Parentes" (pais preocupados). Stoen viajou para Washington, DC em janeiro de 1978 visitou os congressistas, incluindo Leo Ryan e os funcionários do Departamento de Estado, e escreveu uma carta para o Congresso detalhando a disputa e pressionando para correspondência do Congresso. Os esforços de Stoen despertaram a curiosidade de Ryan, que escreveu uma carta em nome de Stoen para o primeiro-ministro da Guiana Forbes Burnham.

Em meio a crescente pressão dos Estados Unidos para investigar o Templo, em 19 de fevereiro de 1978, Harvey Milk escreveu uma carta de apoio para o Templo do Povo do presidente Jimmy Carter. Harvey Milk nesse sentido, escreveu que Jones foi conhecido "como um homem de caráter mais elevado." Em relação ao líder dos que tentam libertar parentes de Jonestown, Milk escreveu que estava "tentando prejudicar a reputação do Rev. Jones", com "aparentes mentiras."

Em 11 de abril de 1978, os parentes interessados distribuíram um pacote de documentos, incluindo cartas e depoimentos, que intitularam uma acusação "de Violações de Direitos Humanos pelo Rev. James Warren Jones" para o Templo do Povo, membros da imprensa e membros do Congresso. Em junho de 1978, escapou Deborah Layton, membro do Templo com mais um grupo e deram um depoimento detalhando crimes alegados pelos membros do Templo do Povo e precárias condições de vida em Jonestown.

Enfrentando crescente escrutínio, no verão de 1978, Jones também observou teorias da conspiração de assassinato de JFK Mark Lane e Donald Freed para ajudar a tornar o caso de uma conspiração "grande" por agências de inteligência contra o Templo do Povo. Lane Jones disse que ele queria "ser igual um Eldridge Cleaver", referindo-se a um fugitivo Pantera Negra que foi capaz de retornar aos Estados Unidos depois de reparar a sua reputação.

Visita do congressista Ryan :

Em novembro de 1978, o congressista Leo Ryan levou uma missão para Jonestown para investigar alegações de abusos de direitos humanos. A delegação de Ryan incluiu parentes de membros do Templo, Don Harris, um repórter da rede NBC, um camera-man da NBC e repórteres para vários jornais. O grupo chegou em Georgetown, em 15 de novembro. Em 17 de novembro, a delegação de Ryan viajou de avião para Jonestown. A delegação deixou às pressas na tarde de 18 de novembro depois de membro do Templo, Don Sly, ter atacado Ryan com uma faca. O ataque foi frustrado, trazendo a visita a um fim abrupto.O congressista Ryan os que estavam com ele conseguiram levar com eles um grupo de quinze pessoas que manifestaram o desejo de sair do Templo embora. Naquele tempo, Jones não fez qualquer tentativa de impedir a sua partida.

Tiroteios em (na pista de pouso) Port Kaituma Airstrip:

Como membros da delegação de Ryan embarcaram dois aviões na pista, os Brigadas Vermelhas de Jones, "guardas armados chegaram em um trator-reboque e começaram a atirar na delegação. Os guardas mataram o congressista Ryan e quatro outros perto da aeronave. Ao mesmo tempo, um dos supostos desertores, Larry Layton, pegou uma arma e começou a disparar contra os membros do partido. Um camera-man da NBC foi capaz de captar imagens de os primeiros segundos do tiroteio. Os cinco mortos na pista de pouso foram, o congressista Ryan; o membro Don Harris, um repórter da NBC, Bob Brown, um camer-man da NBC, San Francisco Examiner fotógrafo Greg Robinson; e a membro Patricia Parks.

Sobreviventes ao ataque foram, o futuro congressista Jackie Speier, em seguida, um agente de Ryan, Richard Dwyer, o Chefe Adjunto da Missão da Embaixada dos E.U. de Georgetown; Flick Bob, um produtor da NBC News, Steve Sung, um engenheiro de som; Tim Reiterman, um repórter do San Francisco Examiner, Ron Javers, um repórter do San Francisco Chronicle, Charles Krause, um repórter do Washington Post, e vários membros que desertaram o Templo.

Mortes em Jonestown :

Mais tarde, naquele mesmo dia, 909 habitantes de Jonestown, 276 deles crianças, morreram de envenenamento por cianeto aparente, principalmente em torno de um pavilhão. Isto resultou na maior perda de vidas de civis americanos, de forma não-desastre-natural até os ataques de 11 de setembro de 2001. Nenhum vídeo foi feito durante o suicídio em massa, apesar de o FBI se recuperar de uma gravação de áudio de 45 minutos com suicídio em andamento.

Escute o discurso que ele deu para convencê-los...um pedaço neste video (mas está em inglês e sem legenda):

Aqui é o audio completo, mas cuidado porque eu ouvi e creio que isso irá me assombrar pra sempre!!!!




Nessa fita, Jones diz a membros do Templo que a União Soviética, com quem o Templo vinha negociando um êxodo potencial de meses, não iria levá-los depois que o templo tinha assassinado Ryan e quatro outros em uma pista próxima. A razão dada por Jones de cometer suicídio era coerente com suas teorias da conspiração previamente declaradas de organizações de inteligência supostamente conspirar contra o templo, que os homens de pára-quedas, "disparariam em alguns dos nossos bebês inocentes" e "eles torturariam nossos filhos, eles torturariam nossos idosos." declarações anteriores de Jones repetia 'forças hostis que iriam converter crianças capturadas ao fascismo, um membro do templo' afirmou: "os que forem capturados, apenas vão deixá-los crescer e ser manequins ".


Dado que o raciocínio de Jones e vários membros argumentaram que o grupo deveria cometer "suicídio revolucionário" pela ingestão de cianureto com sabor de uva (frequentemente identificado erroneamente como Kool-Aid), juntamente com um sedativo. Um membro, Christine Miller, discordou em direção ao início da fita. Quando os membros aparentemente choraram, Jones aconselhou "Parem com essa histeria. Este não é o caminho para as pessoas que são socialistas ou comunistas para morrer, jeito nenhum para nós, para morrer. Temos de morrer com alguma dignidade." Jones pode ser ouvido, dizendo: "Não tenha medo de morrer, a morte é apenas pisar em outro plano "e que" [a morte]era um amigo." No final da fita, Jones conclui: "Nós não cometemos suicídio, cometemos um ato de suicídio revolucionário protestando contra as condições de um mundo desumano." Com medo de as crianças escaparem membros do Templo, deram a elas a primeira bebida e as famílias foram orientadas a deitar-se juntos. O suicídio em massa tinha sido discutido anteriormente em eventos simulados chamado "White Nights" em uma base regular. Durante pelo menos um desses White Night (Noites em branco), os membros beberam um líquido que Jones falsamente lhes disse que era veneno.


Jones foi encontrado morto com um tiro de espreguiçadeira na cabeça que o legista guianense Cyrill Mootoo declarou ter sido auto-infligido. No entanto, o filho de Jones, Stephan acredita que seu pai pode ter mandado alguém atirar nele. Uma autópsia do corpo de Jones também apresentaram níveis de Pentobarbital barbitúrico que pode ter sido fatal para os seres humanos que não tinham desenvolvido a tolerância fisiológica. Jones usava drogas (incluindo o LSD e maconha) isso foi confirmado por seu filho , Stephan, e o médico de Jones, em San Francisco.

Outras questões:


Em 13 de dezembro de 1973, Jones foi preso e acusado de solicitar a um homem para o sexo em um banheiro de cinema conhecido por atividade homossexual, de MacArthur Park, em Los Angeles. O homem era um policial infiltrado de Los Angeles vice-diretor do Departamento. Jones disse a seus seguidores que ele era "o único verdadeiro heterossexual", existe pelo menos uma denuncia de seu abuso sexual de um membro masculino de sua congregação na frente dos seguidores, ostensivamente para provar que o homem tinha tendências homossexuais. (Por que será que acho ele tão parecido com o Marcos Feliciano? rs)



Enquanto Jones proibiu sexo entre os membros do Templo fora do casamento, ele vorazmente se envolvia em relações sexuais com membros de ambos os sexos no Templo. Jones, no entanto, alegou que ele detestava exercício de atividade homossexual e fê-lo apenas para os adeptos masculinos do templo para "o próprio bem, supostamente para conectá-los simbolicamente com ele (Jones)."



Uma das fontes de Jones de inspiração foi o controverso movimento líder Pai Divino Missão de Paz internacional. Jones tinha emprestado o termo "suicídio revolucionário" do líder do Black Panther e Peoples Temple, Huey Newton tinha argumentado que "o suicídio lento da vida no gueto "deveria ser substituído pela luta revolucionária, que só terminaria com a vitória (o socialismo e a auto-determinação) ou suicídio revolucionário (morte).

Rescaldo Família :

Marceline



A esposa de Jim Jones, Marceline, foi encontrada envenenada em torno do pavilhão. Na manhã do último dia da visita de Ryan, Marceline tinha levado repórteres em uma excursão por Jonestown.

Encontrada próximo ao corpo de Jones, Marceline foi testemunha e assinou um documento que dizia que Jones deixava todas as contas bancárias "em seu nome" para o Partido Comunista da União Soviética e que Suzanne Jones Cartmell não deveria receber recursos.

Stephan, Jim Jr. e Tim Jones:

Stephan, Jim Jr. e Tim Jones não participaram no suicídio em massa porque estavam jogando com o time de basquete Peoples Temple contra a equipe nacional da Guiana em Georgetown. Na época dos acontecimentos em Jonestown, ambos tinham 19 anos e Jim Jones Jr. tinha 18 anos. A família biológica de Tim, os Tuppers, que consistia em suas três irmãs biológicas, irmão biológico, e sua mãe biológica, todos morreram em Jonestown. Três dias antes da tragédia, Stephan Jones se recusou, pelo rádio, a cumprir uma ordem de seu pai para retornar ao Templo de Jonestown para a visita de Ryan.

Durante os eventos em Jonestown, Stephan, Tim, e Jim Jones Jr. foram para a embaixada americana na Guiana, na tentativa de receber ajuda. Os soldados da Guiana guardas da embaixada se recusaram a deixá-los entrar depois de ouvir sobre o tiroteio na pista Kaituma Port. Mais tarde, os três voltaram para a sede do Templo em Georgetown para encontrar os corpos de Sharon Amos e seus três filhos. Soldados de Guiana haviam mantido os "irmãos" de Jones sob prisão domiciliar por cinco dias, para interrogá-los sobre as mortes em Georgetown. Stephan Jones foi acusado de estar envolvido nas mortes de Georgetown, e foi colocado em uma prisão da Guiana por três meses. Tim Jones e Johnny Cobb, outro membro do time de basquete Peoples Temple, foram convidados a ir para Jonestown e ajudar a identificar os corpos das pessoas que tinham morrido. Após retornar aos Estados Unidos, Jim Jones Jr. foi colocado sob vigilância da polícia por vários meses, enquanto ele vivia com sua irmã mais velha, Suzanne, que já havia se voltado contra o Templo. Por isso a mãe assinou o documento em que Jones não deixava nada para ela.

Quando Jonestown foi estabelecida, Stephan Jones tinha inicialmente evitado duas tentativas de seu pai para que se mudasse para o assentamento. Mudou-se para Jonestown, após uma terceira tentativa e final. Ele disse que cedeu a vontade de seu pai para ir para Jonestown por causa de sua mãe. Stephan Jones é agora um empresário, que é casado e tem três filhas. Ele apareceu no documentário Jonestown: Paradise Lost que foi ao ar no History Channel e Discovery Channel. Ele declarou que não irá assistir ao documentário e nunca ficou triste por seu pai. Jim Jones Jr., que perdeu a mulher e o filho em Jonestown, voltou para San Francisco. Ele se casou novamente e tem três filhos deste casamento, incluindo Rob Jones, um alto-astro do basquete da escola que passou a jogar para a Universidade de San Diego.
 
Lew, Agnes e Suzanne Jones


Lew e Agnes Jones ambos morreram em Jonestown. Agnes Jones tinha trinta e cinco anos de idade no momento da sua morte. O marido dela e os quatro filhos também morreram em Jonestown. Lew Jones, que tinha vinte e um anos de idade na data da sua morte, morreu ao lado de sua esposa Terry e o filho Chaeoke. Stephanie Jones havia morrido aos cinco anos em um acidente de carro.

Suzanne casou-se com Mike Jones Cartmell, ambos voltaram-se contra o templo e não estavam em Jonestown, em 18 de novembro de 1978. Após esta decisão de abandonar o templo, Jones referiu-se a Suzanne abertamente como "filha maldita, que não serve para nada " e afirmou que ela não era confiável. Em uma nota assinada encontrada no local da sua morte, Marceline Jones determinou que os fundos de Jones 'deveriam ser dados ao Partido Comunista da União Soviética e determinou: "Eu particularmente peço que nenhum destes estão autorizados a chegar às mãos da minha filha adotiva, Suzanne Jones Cartmell."
Suzanne Cartmell teve dois filhos e morreu de câncer de cólo em novembro de 2006.

John Stoen e Kimo

Referências específicas a Tim Stoen, o pai de John Stoen, incluindo a logística de assassiná-lo, possivelmente, são feitas da fita do Templo na morte final, "bem como uma discussão sobre se o Templo deve incluir John Stoen entre os que cometeram "suicídio revolucionário ". Em Jonestown, John Stoen foi encontrado envenenado na cabine de Jim Jones.

Ambos Jon Jim (Kimo) e sua mãe, Carolyn Layton, morreram durante os eventos em Jonestown.
 
Fontes de pesquisa: Wikipedia, murderpedia e livro "501 Crimes mais notórios"
O DOCUMENTÁRIO ABAIXO ESTÁ LEGENDADO em PORTUGUÊS

Veja mais fotos: Fotos 1 Fotos 2 Fotos 3

Existem muitos videos sobre o caso no Youtube. Coloquei só o documentário completo.

Este aqui não é exatamente sobre ele, mas como alguém consegue manipular pessoas e recrutar para seu "culto". Clique: Controle Mental, como se tornar um Líder de Culto




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